top of page
Foto do escritorLFMontag

ENSAIO 59: HISSOPO

Atualizado: 26 de jul. de 2024



Se você está aqui pela primeira vez este ensaio faz parte de um livro sendo escrito em tempo real seguindo a narrativa do fluxo de consciência, se te interessar acompanhar o processo comece pelo primeiro.



--


25/07/2024


HISSOPO


Nebulize já, uma erva natural não pode te prejudicar.


--


Cleanse

Purify

Purge

Sprinkle me with hyssop, and I will be clean; wash me, and I will be whiter than snow.


--


O Hissopo (Hyssopus officinalis) é uma plantinha cheirosa de 30 até 60 centímetros de altura e de flores pequenas nas cores azul, púrpura, rosa, vermelho e as raríssimas flores brancas.


Até onde eu lembro o Hissopo não faz uma sujeirada e ao contrário do Ipê nascido para ser enfeite, ocupar espaço e dar trabalho para jardineiros, o Hissopo alegra todos, e apesar de ter nascido no sul da Europa se dá bem com todo mundo e no mundo inteiro.


Na culinária as suas folhas e flores de cheiro doce e sabor amargo e picante são usadas para temperar carnes, saladas e sopas, e até na produção de licores, como absinto e o maravilhoso e caríssimo Chartreuse verde.


Do seu pólen é feito um mel raro e igualmente caro e o óleo das suas folhas também é previsivelmente usado por perfumistas.


O Hissopo é amplamente reconhecido por suas propriedades medicinais expectorantes, digestivas, antimicrobianas e anti-inflamatórias e utilizado no tratamento de diversas condições de saúde em todas as escolas medicinais, tradicionais ou não, ocidentais e orientais nas formas de infusões, vapores, chás, óleos e pomadas aliviando sintomas de bronquite e asma, aromaterapia para reduzir a ansiedade e o estresse, desconfortos gástricos como indigestão e flatulência e cicatrização de feridas e infecções cutâneas.


Além de comer, inalar, beber e curar, o Hissopo também é de abençoar e benzer em práticas religiosas.


Na Grécia Antiga era utilizado em rituais de limpeza e purificação de templos e altares e os romanos usavam o Hissopo em cerimônias de purificação e proteção contra maus espíritos e doenças e a plantinha tem um significado profundo na Bíblia, mencionado em várias passagens no Antigo e Novo Testamento em rituais de purificação e redenção, livrando os israelitas da décima praga do Egito (a terrível morte dos primogênitos em Êxodo 12:22), na cura e purificação de um leproso (Levítico 14:4), na purificação dos hebreus (Números 19:6), quando o apóstolo Paulo lembra da expiação do sangue de novilhos em lã e ramos da planta no tempo de Moisés (Hebreus 9:19) e até mesmo durante a crucificação quando os soldados deram vinagre (vinho estragado) para matar a sede de Jesus molhado em ramos de Hissopo (em João 19:29), uma metáfora impressionante por si só sobre desprezo e dor, a inevitabilidade da morte e alívio nas piores horas.


Mas a passagem mais interessante é quando o Rei Davi pede perdão para Deus no Salmo 51:7, e cuja primeira palavra (no caso um verbo) muda conforme a versão do livro publicada:


Limpe-me

Purifique-me

Remova-me

Borrife-me

com Hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.


Uma declaração de amor, de arrependimento, de promessa e confiança em apenas uma frase.



Por enquanto a lição é essa: o Tietê é cheio de vida mesmo quando sofre, o Ipê é lindo e faz uma sujeirada independente de estar sofrendo ou não e o Hissopo é o bombril da natureza, de comer, inalar, beber e curar e até mesmo benzer, além de lindo e cheiroso.


Os Hissopos costumam florescer no verão, embora resistam e estejam presente em todas as estações, Hissopos são perenes e duram o ano inteiro, olha que frase bonita, vou repetir:


Hissopos são perenes.


Você pode até mesmo usar essa frase para impressionar as pessoas, quase ninguém sabe o que é um Hissopo, nem algo perene, e se souber talvez não saiba que, veja só (vou repetir), Hissopos são perenes.



Os Hissopos atiçam todos os sentidos perenemente do tato ao paladar e talvez apenas não sejam de fumar, mas sabe como é, uma erva natural não pode te prejudicar.


Só perdem mesmo para o pinhão, e como é perene o meu amor por pinhão, a mais linda semente da mais linda das árvores, e ela esconde um segredo de milênios, mas eu descobri toda a verdade e não vou ficar calado.


--


Cápsula do tempo.


--


Eu continuo sofrendo um bloqueio, e agora estou me obrigando a manter um humilhante prazo estipulado e me punindo como se o meu outro eu fosse um CLT contratado por mim mesmo.


E o que a minha versão CLT fez?


Ora, pediu para o Chat GPT escrever um ensaio sobre o Hissopo para mim, reescrevi por cima, acrescentei umas ironias humanas para o meu chefe não desconfiar (eu mesmo) e hoje de noite vou dormir com a consciência pesada mais leve de todas, pois fraudei a mim mesmo, confessei, me irritei tanto com a versão robotizada do tema e acabei aproveitando somente a lista de passagens bíblicas então hoje posso te dizer com um certo grau de certeza: a inteligência artificial veio para ficar, pois a procrastinação é humanamente perene.


E deve ser alguma espécie de talento não ser capaz de fraudar uma fraude.


Mas tudo bem, são quase cinco horas da manhã e agora eu vou fazer pão, e um dia que se começa fazendo pão é um dia bom para se viver.


--

Comments


bottom of page