top of page
  • Foto do escritorLFMontag

ENSAIO 43: TRÊS FAXINEIROS

Atualizado: 26 de dez. de 2023



Se você está aqui pela primeira vez este ensaio faz parte de um livro sendo escrito em tempo real seguindo a narrativa do fluxo de consciência, se te interessar acompanhar o processo comece pelo primeiro.



--


06/11/2023


TRÊS FAXINEIROS


Três faxineiros, quatro quadras, uma lição.


--


De tão desinteressante eu nem lembro qual curso estava fazendo, lembro apenas que durou um dia inteiro com intervalo de manhã, intervalo no almoço, intervalo de tarde e, por ser no sétimo andar de um prédio, tinha uma ótima vista do céu e das quadras do colégio ao lado do edifício.


De manhã a molecada estava se esbaldando no basquete em uma quadra, vôlei em outra e futebol nas duas últimas e após o almoço eu vi uma cena muito estranha que se estendeu pela tarde toda e tentei imaginar o que ocorreu.


Três faxineiros entraram para varrer as quatro quadras, dois ficaram conversando e neste tempo o outro sozinho varreu duas quadras, após o (meu) intervalo os outros dois varreram apressadamente uma das quadras e perto das 17 horas chegou um quarto faxineiro, provavelmente supervisor, conversou com os dois primeiros e liberou eles enquanto o terceiro varia a última quadra, que ficou até 18 horas sozinho, quando meu curso acabou.


Em resumo o mais eficiente fez o trabalho de três faxineiros enquanto dois fizeram o trabalho de meio faxineiro, provavelmente levaram o mérito de eficientes enquanto o eficiente de fato passou por lerdo e preguiçoso.



A vida é assim mesmo, se a vida te disser para onde você deve ir, vá varrendo, mas se você não souber vender o seu trabalho vai acabar por trabalhar o triplo e não ter um terço do reconhecimento merecido.


O curso foi tão desinteressante que nem serviu para gerar um ensaio decente, mas depois de tantas quadras varridas e páginas já escritas você pode me perdoar e seguir em frente, Vitas seguiu, o faxineiro também e talvez o segredo do sucesso e não desistir nem mesmo depois dezesseis perdas seguidas e três quadras varridas seja apenas: não se importe.



Você pode ser um loser e um vencedor pelos exatos mesmos motivos, e vice-versa, como aquele cantor daquela banda.


Mas antes de falar dele, vamos falar de três outras bandas com seus três integrantes que nem para cantar servem.


--


Cápsula do tempo.


--


Outubro musicalmente teve classe dark, revolta adolescente e nostalgia infantil com o Evanescente arrasando no Allianz, Black Flag abrindo roda no Carioca Club e o Ira tocando o meu disco favorito do rock nacional na íntegra, o maravilhoso Psicoacústica.


--

Comments


bottom of page